Reuniões nos lares são iguais a um culto?
Somos ensinados pela palavra de Deus que toda a nossa vida deve ser um culto ao Senhor. Porém, compreendemos que essa pergunta diz respeito ao modelo de reunião que costuma acontecer nos templos, onde apenas um fala e os outros ouvem.
Comparando com esse modelo padrão de culto, as reuniões nos lares que promovemos são diferentes, pois nelas deve haver oportunidade para todos se edificarem mutuamente com base no texto bíblico que está sendo comentado. Não é para somente uma pessoa falar e os outros ouvirem, mas todos têm igual liberdade para conversarem sobre o que mais lhe chamou atenção no trecho que foi lido da Palavra.
Mas esse formato de reunião não deve ser confundido com estudo bíblico, pois se trata de uma meditação bíblica conjunta. Sendo assim, os assentos onde os irmãos irão se acomodar não devem estar organizados no formato de auditório, mas de modo que todos possam ver e ouvir uns aos outros. Isso não significa que não haja supervisão pastoral, pois se houver alguma dúvida doutrinária o assunto deverá ser encaminhado para o irmão que é o responsável por supervisioná-la.
E, como não poderia deixar de ser, nas reuniões nos lares também deve haver oração, principalmente no início e final das reuniões, bem como cânticos de louvor e adoração ao Senhor. No entanto, advertimos que, quando a igreja se reúne semanalmente num local maior, as reuniões nos lares são um complemento, e não devem desmerecer a importância das reuniões regulares de toda a igreja, onde todos estão reunidos num espaço maior para receberem orientação pastoral por meio de pregações e estudos bíblicos.