NOSSA HISTÓRIA
“E perseveravam na
doutrina dos apóstolos,
e na comunhão, e no partir
do pão, e nas orações.”
Atos 2:42

Organizada oficialmente em 07 de Outubro de 2001, no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, a Igreja Bíblica Cristã se formou em resposta de Deus ao clamor de irmãos que queriam continuar congregando após terem sido abandonados pela liderança de outro ministério. Decididos a permanecerem unidos em Cristo, esses irmãos passaram a buscar em oração uma direção do que fazer, especialmente porque havia doze novos convertidos para serem batizados. Como resposta, o Senhor lhes orientou que procurassem por um irmão que já havia lhes pastoreado, o qual também estava sem congregar naquele momento e orava acerca dessa situação. Foi assim que, após algumas reuniões de oração com esse pastor, e confirmações inequívocas da parte do Espírito Santo, organizou-se o nosso ministério, que começou com o batismo daqueles irmãos.

Este nome, Igreja Bíblica Cristã, também foi direcionado pelo Senhor e revela o propósito de sermos fiéis ao modelo bíblico de Igreja e de perseverarmos em Cristo como único fundamento da nossa fé e prática. O propósito de sermos uma igreja bíblica e centrada em Cristo, logo se revelou crucial no presente século, onde modismos e escândalos têm constantemente assolado a igreja evangélica brasileira. Temos procurado nos manter isentos dessa mácula, vigiando em oração e na constante exposição da doutrina de Cristo, tanto por meio de pregações, quanto de estudos realmente bíblicos, onde a Escritura com a própria Escritura se interpreta. Nossa prioridade não é edificar templos, ou tornar conhecida nossa denominação, mas sim edificar vidas em Cristo Jesus e tornar conhecido o verdadeiro evangelho, dando sempre a Deus toda glória.

O fato de sermos bíblicos não significa que sejamos antiquados. Temos procurado utilizar todos os recursos tecnológicos e digitais disponíveis que possam facilitar a proclamação e o entendimento do evangelho, bem como a edificação em Cristo. Nossa igreja, por exemplo, foi uma das primeiras no estado do Rio de Janeiro a ter um site na internet, no qual a partir de 2007 passamos a disponibilizar gratuitamente as pregações que eram gravadas em áudio. Atualmente, e desde 2009, publicamos nossas pregações e ensinamentos bíblicos em vídeos pela internet, almejando ganhar ainda mais vidas para Cristo e edificá-las na Palavra de Deus.

Uma consequência de divulgarmos as pregações e ensinamentos através da internet foi que irmãos de todas as partes do mundo vieram nos conhecer. Alguns deles não estavam mais congregando, mas nos contataram pedindo para fazer parte do nosso ministério. O pedido desses irmãos para que houvesse uma Igreja Bíblica Cristã em suas cidades resultou no Projeto Quero Congregar, o qual, a partir de Agosto de 2018 iniciou a formação de diversas congregações por todo o Brasil, e até em outros países. Esses queridos irmãos se organizaram segundo o modelo bíblico que adotamos e estão unidos ao nosso ministério apenas pelo vínculo do amor e por compartilharmos da mesma doutrina, proposta e princípios bíblicos.

Consideramos importante salientar que não desprezamos outras denominações cristãs. Não somos exclusivistas. Ainda que não chamemos a nós mesmos de evangélicos, mas de discípulos de Cristo, temos mantido uma comunhão fraternal com muitas igrejas evangélicas. Nossos pastores e evangelistas têm pregado nas mais diversas denominações, tais como: Batista, Metodista, Congregacional, Presbiteriana, Assembléia de Deus, Nova Vida, além de diversas outras igrejas evangélicas independentes. Embora não adotemos certas práticas dessas denominações e discordemos totalmente de outras, entendemos que em todas elas deve haver irmãos em Cristo e que, sendo assim, todos fazemos parte do mesmo reino de Deus, o qual se expande por toda parte.

Somos muito gratos a Deus pela Igreja Bíblica Cristã – a qual não deve ser entendida como sendo uma denominação, mas apenas o nome que nos lembra do propósito de seguirmos o modelo bíblico de igreja, sendo verdadeiros discípulos de Cristo.

Deus abençoe a todos que fizeram, fazem e farão parte da nossa história. E, mais do que sermos abençoados, que sejamos sempre uma bênção, para a glória de Deus.