Vocês acreditam na predestinação e eleição?

Acreditamos naquilo que a Bíblia, e somente a Bíblia, nos ensina sobre os predestinados e eleitos no Senhor. Com isso queremos dizer que não temos compromisso com a teologia particular de homem algum, pois partimos do princípio de que a Escritura com a própria Escritura se interpreta. Ou seja, não devemos isolar um versículo bíblico, ignorando o seu contexto, e também não podemos desconsiderar outras passagens bíblicas que poderão elucidar uma passagem de difícil compreensão.

Dito isso, convém explicar que a resposta a essa pergunta não pode ser um simples sim, ou não, porque isso dependerá do que se entende por predestinação e eleição.

Em relação à predestinação, o termo bíblico que na maioria das versões é traduzido pelo verbo predestinar é proorizo, que é a junção dos gregos pro (que significa antes) mais horizo (que significa determinar). Sendo assim, a tradução mais correta nem seria predestinar, mas predeterminar. De qualquer forma, tal palavra só aparece em seis versículos, sendo que em todos eles está relacionada à Cristo ou à igreja, mas nunca a pessoas, individualmente falando. As passagens são as seguintes: At 4:28; Rm 8:29,30; 1Co 2:7; Ef 1:5,11. Especialmente as passagens em Romanos e Efésios, analisadas dentro de seus contextos, revelam que Deus predeterminou que aqueles que o amam — sendo então dEle conhecidos (1Co 8:3) — se tornem conformes à imagem de seu Filho, a fim de serem para o louvor da sua glória, pois recebem a adoção de filhos e se tornam herdeiros de Deus juntamente com Cristo. Ou seja, não nos convertemos a Deus para continuarmos no pecado, mas Ele predeterminou nos chamar para que sejamos uma nova criatura em Cristo.

Quanto à eleição, ocorre algo semelhante. Em todas as passagens esse termo diz respeito à Cristo ou à igreja. O único versículo em que aparentemente a eleição se refere a um indivíduo encontra-se em Romanos 16:13, mas nesse versículo é dito que tal irmão é "eleito no Senhor", indicando que o fato desse irmão estar em Cristo é que o torna eleito. Se ele não estiver mais no Senhor então deixará de ser um dos eleitos, pois Jesus Cristo é o único eleito, o escolhido do Pai, a quem devemos nos achegar para que nele sejamos eleitos. A isso o apóstolo Pedro nos conclama em sua primeira epístola: "Chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada na verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa." (1 Pedro 2:4) Sendo assim, ninguém é individualmente eleito, como se Deus o tivesse escolhido por seus méritos que anteviu. Eleita é a igreja do Senhor, o corpo de Cristo, a qual Deus predestinou para que cada um dos que dela fazem parte “sejam santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Tal entendimento é confirmado pelo eufemismo "senhora eleita”, que foi como João chamou a igreja em sua segunda epístola. No último verso ele chama também sua própria congregação de “a eleita” e os membros de cada igreja de “seus filhos”. Sendo assim, os filhos da eleita são igualmente os eleitos, pois são participantes da herança do Senhor.

Portanto, as passagens que dizem respeito à predestinação e eleição sempre se referem a Cristo e sua igreja, mas nunca a indivíduos que supostamente tiveram a sorte grande de terem nascido eleitos e predestinados à salvação. Isso, no entanto, não significa que o homem seja o autor da sua própria salvação, ou que Deus não conheça o futuro, pois Ele sabe quem irá perseverar na fé até o fim, e quem não vai.

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