Vocês admitem diaconisas?

O termo diácono provém do grego diakonos e significa alguém que executa um serviço. A primeira referência bíblica à escolha de irmãos para o desempenho de um serviço específico na igreja ocorre em Atos 6, onde sete irmãos recebem a imposição de mãos dos apóstolos para exercerem determinado ministério (diakonia, em grego). Todos aqueles sete irmãos eram homens, e isso é um fato incontestável. Porém, seria esse fato um indicativo de proibição ao diaconato feminino? Nós entendemos que não. O motivo para o nosso posicionamento encontra-se principalmente no seguinte versículo, onde Paulo se refere a uma irmã como diaconisa:

“Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia”
Romanos 16:1

O termo original grego traduzido no versículo acima como “serve” é diakonos, ou seja, o mesmo que aparece em 1 Timóteo 3:8 para se referir à escolha de diáconos na igreja. Evidentemente que, naquela época, a maioria dos diáconos eram homens, mas Romanos 16:1 nos revela que mulheres também executavam serviços na igreja.

Devemos ainda notar que não há um versículo sequer que proíba o diaconato feminino, ou seja, que declare especificamente que mulheres não possam exercer o diaconato.

Sendo assim, não vemos qualquer impedimento bíblico para que mulheres possam ser consagradas para determinada função de serviço, desde que cumpram os requisitos bíblicos para o mesmo.

Advertência:
Permissão para o diaconato feminino não deve ser confundido com permissão para o pastorado feminino. A palavra de Deus é contundente em proibir que mulheres exerçam governo sobre homens, razão pela qual somente homens podem ser consagrados ao pastorado, cuja função principal é o governo de uma congregação.

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