RESUMO DA NOSSA HISTÓRIA
“E perseveravam na
doutrina dos apóstolos,
e na comunhão, e no partir
do pão, e nas orações.”
Atos 2:42

Organizada oficialmente em 07 de outubro de 2001, no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, a Igreja Bíblica Cristã se iniciou com irmãos em Cristo que haviam sido desamparados por outro ministério, mas que se amavam e decidiram continuar congregando. As primeiras reuniões ocorreram na casa de um dos irmãos, numa simplicidade que procurou ser mantida mesmo após as reuniões passarem a ocorrer em espaço público.

A partir de 2008, iniciou-se um processo de compromisso ainda maior com o modelo bíblico de igreja, o qual foi primeiramente motivado por Alan Capriles, irmão que pastoreava o ministério desde a sua organização.* Esse processo resultou na elaboração dos princípios que qualquer igreja deve seguir para que de fato seja bíblica e consiga cumprir a missão de fazer discípulos de Cristo. Sendo assim, nossa prioridade não é edificar templos, ou tornar conhecida uma denominação, mas sim tornar conhecido o evangelho bíblico e edificar vidas em Cristo, a fim de que deem muito bom fruto para a glória de Deus.

Mas o fato de sermos bíblicos não significa que sejamos antiquados. Por exemplo, somos atuantes na internet desde 2004, quando passamos a disponibilizar gratuitamente pregações e estudos bíblicos em áudio, os quais vieram a ser compartilhados também em vídeos através de canais no Youtube. E foi através do site e da divulgação desses vídeos que pessoas de todas as partes do mundo vieram nos conhecer. Alguns eram irmãos que não estavam mais congregando, mas que nos escreviam para dizer que voltariam a congregar se houvesse uma Igreja Bíblica Cristã em sua cidade. O aumento gradativo desse tipo de mensagem resultou no Quero Congregar, um projeto que se iniciou em agosto de 2018, dando início à formação de diversas congregações por todo o Brasil, as quais se uniram a este ministério. O modo como essas congregações interagem, após serem organizadas como Igreja Bíblica Cristã, pode ser conhecido na página ministério.

Consideramos importante salientar que não desprezamos qualquer denominação cristã. Mesmo não adotando rótulos, tais como de igreja protestante ou evangélica, não somos exclusivistas, mas procuramos manter uma comunhão fraternal com irmãos de diversas denominações cristãs. Respeitamos divergências teológicas não essenciais à salvação e compreendemos que em qualquer uma dessas igrejas podem haver pessoas sinceras na fé em Jesus Cristo. Apenas não adotamos certas práticas que passaram a ser comuns nas reuniões de muitas denominações evangélicas, mas que sabemos não terem qualquer base bíblica. Na página proposta há uma relação dessas práticas que preferimos não adotar.

Caso você não esteja congregando, mas tenha se identificado com a proposta da Igreja Bíblica Cristã, venha também fazer parte da nossa história! Confira na página igrejas se há alguma congregação perto da sua casa. Se não houver, peça a Deus em oração que lhe confirme se deve se cadastrar no Quero Congregar, pois talvez possamos ajudar na formação de uma congregação bíblica e cristã em sua cidade.

* Alan Capriles, que pastoreou a primeira Igreja Bíblica Cristã desde a sua organização, deixou de exercer o pastorado local em 2021, mas atua como conselheiro dos pastores que espontaneamente o procuram, e aos quais convida para reuniões semanais por videoconferência. Ele continua sendo o elaborador de todas as páginas deste site, conteúdo pelo qual se responsabiliza, zelando para que este ministério se mantenha fiel ao seu propósito, o qual está claramente revelado nas páginas deste site. Alan Capriles conta com o apoio dos três pastores que há mais de 20 anos também fazem parte deste ministério, a saber: Robson Gazeta, Alexandro Salles e Wellington de Paula, os quais devem deliberar biblicamente e decidir sobre qualquer proposta de mudança para o ministério. Alan Capriles atua também como missionário, sendo responsável pelo Quero Congregar, projeto que permanece fiel ao propósito de formar congregações bíblicas com irmãos que desejam voltar a congregar segundo o modelo bíblico de igreja.

IDENTIDADE
PROPOSTA