Perseverando até o Fim - Banner

ESTUDO DO SERMÃO PROFÉTICO DE JESUS


5ª Lição

O PRINCÍPIO DAS DORES (2/4)
TERREMOTOS


Introdução

Na lição anterior iniciamos a análise de algumas partes do trecho intitulado como “o princípio das dores”. Dando prosseguimento ao mesmo, veremos agora somente o ponto no qual o Senhor nos alerta sobre a maior ocorrência de grandes terremotos. Esse ponto aparece em destaque no quadro a seguir:

Comparação dos textos paralelos

Comparação dos textos paralelos

Grandes terremotos

Grandes terremotos A comparação dos textos acima nos revela detalhes muito importantes. Alguns críticos acusam Jesus de ter previsto sinais que sempre aconteceram, como é o caso dos terremotos. Mas o fato, demonstrado na comparação que complementa os textos, é que o Senhor não assinalou terremotos corriqueiros, mas grandes terremotos que ocorreriam em várias partes do mundo.

São considerados grandes terremotos apenas aqueles com magnitude igual ou superior a seis pontos na escala Richter. Essa medição é feita pelo sismógrafo – aparelho que mede a intensidade dos abalos sísmicos. A quantidade cada vez maior de sismógrafos espalhados pelo mundo tem levantado a suspeita de que não estaria ocorrendo uma quantidade maior de terremotos, mas uma identificação cada vez maior dos mesmos. Isso pode ser verdade quanto aos pequenos tremores, imperceptíveis na ausência de um sismógrafo. Mas os grandes terremotos não necessitam de aparelho algum para que sejam percebidos, como nos revela o quadro abaixo:

Escala Ritcher

A escala Richter se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.[14] Tremores acima de 7 pontos na escala Richter costumam causar muitos danos, destruindo habitações, pontes e monumentos. Esse tipo de abalo sísmico não é facilmente esquecido, entrando para o registro histórico dos locais onde ocorreram. De fato, temos relatos que remontam a antiguidade. Sendo assim, não precisamos de sismógrafos para verificar a ocorrência de grandes terremotos.

Em vários lugares

Precisamos agora verificar se a previsão deste sinal tem se cumprido, ou seja, se vivemos numa época em que grandes terremotos têm acontecido com mais frequência. Os gráficos abaixo nos revelam claramente a resposta:
Grandes Terremotos no Mundo
“Em todo o século XIX ocorreram 41 grandes terremotos, acarretando pouco mais de 350 mil mortes. No século XX, até maio de 1997, já haviam ocorrido 96 grandes terremotos, que provocaram a morte de mais de 2 milhões e 150 mil pessoas.”[15]

Grandes Terremotos no Mundo

As dores aumentam

Apesar de não chegar ao ano em que estamos, os gráficos acima servem para revelar o aumento significativo de grandes terremotos desde o século XIX e como esse número mais que dobrou a partir do século XX. Quanto ao presente século, o gráfico a seguir nos mostra que houve um aumento ainda mais expressivo se comparado aos anos anteriores:
Terremotos acima da magnitude 6
Perceba que o ano de 2004 desponta como um divisor de águas. Em Dezembro daquele ano, um terremoto de magnitude 9,1 na costa da província indonésia de Aceh desencadeou um tsunami no oceano Índico, que causou a morte de cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros nove países.[16] Depois disso a média dos grandes terremotos se manteve bem acima do que era antes de 2004.

Coisas ainda mais espantosas

Mais coisas espantosas Desde 2010 ocorreram os terremotos mais impressionantes já registrados em vídeo, a começar pelo do Haiti, que causou cerca de 300 mil mortes e desabrigou 1,5 milhão de haitianos.[17] No ano seguinte um abalo sísmico de magnitude 9.0 atinge o Japão, gerando um tsunami devastador e o catastrófico acidente nuclear de Fukushima.[18] O grande terremoto mais recente ocorreu no Chile, em Setembro de 2015, com magnitude de 8.3, porém o mais mortífero deste mesmo ano aconteceu no Nepal, em 16 de abril, ceifando cerca de 9 mil vidas, ferindo outras 14 mil e afetando 4,6 milhões de pessoas, inclusive em países próximos, como Índia, Paquistão, China e Bangladesh, que também sentiram o tremor.[19]

Conclusão

Concluiremos com o parecer de um especialista no assunto, o Dr. Steve Mattox, da Universidade de North Dakota. Perguntaram a ele se está havendo um aumento na incidência de terremotos em todo o mundo e se esse aumento tem-se verificado ao longo dos últimos 200 anos. Sua resposta foi que seria melhor fazer uma análise da incidência apenas dos maiores terremotos já ocorridos, a fim de reduzir a dependência de observadores e do instrumental de medição. Segundo ele, na primeira metade do século XX houve 15 terremotos desse tipo, de intensidade extrema, e na segunda metade haviam ocorrido até então 20 desses terremotos. Já em todo o século XIX registraram-se apenas 7 terremotos extremos. Sendo assim, o Dr. Steve conclui: "Baseando-se nessa rápida análise de uma única fonte de informação, parece que a frequência de terremotos está aumentando. A grande questão é o porquê disso".[20]

Bem, nós sabemos o porquê disso estar ocorrendo.


Suplemento

[14] Vídeo sobre a Escala Richter:
https://youtu.be/GSpvbjpCP8U

[15] Fonte:
http://www.ufrgs.br/igeo/m.topografia/index.php?option=com_remository&Itemid=216&func=startdown&id=32

[16] Vídeo sobre o terremoto e tsunami na Indonésia em Dezembro de 2004:
https://youtu.be/aSfHTJXkCk4

[17] Vídeo sobre o terremoto no Haiti, em 12 de Janeiro de 2010:
https://youtu.be/VBU20KbPH3o

[18] Vídeo sobre o terremoto e tsunami no Japão, em 11 de março de 2011:
https://youtu.be/nt3YqZPSc6w

[19] Vídeo sobre o terremoto no Nepal, em 16 de abril de 2015:
https://youtu.be/VnfpvIUR8OQ

[20] Fonte:
http://eco4u.blogspot.com.br/2010/03/esta-havendo-um-aumento-na-incidencia.html

Notas bibliográficas

http://eco4u.blogspot.com.br/2010/03/esta-havendo-um-aumento-na-incidencia.html
http://www.ciencia-online.net/2014/09/13-piores-terremotos-do-seculo-21.html
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/saiba-mais-como-foi-o-tsunami-de-2004-no-oceano-indico.html
http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/no-seculo-xxi-terremotos-causaram-devastacao-no-haiti-no-japao-9384962
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,os-maiores-terremotos-de-8-ou-mais-graus-na-escala-richter-desde-1990,1764195
https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Terremotos_de_2014

Lições
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9




Igreja Bíblica Cristã

Sede: Av. Alzira Vargas, 863
Laranjal - São Gonçalo - RJ

Compartilhe!

Contato

contato@igrejabiblicacrista.org
+55 (21) 3606-5614

2014 - Capriles Web Designer
© Todos os direitos reservados.