Perseverando até o Fim - Banner

2ª Lição

Panorama do Sermão Profético

Introdução

Aprendemos na aula passada que um trecho do discurso escatológico do Senhor ocorreu no ano 70 d.C. quando Jerusalém foi tomada por tropas romanas e o templo de Herodes completamente destruído. Sendo assim, parte do que Jesus profetizou já teve seu cumprimento.

Iniciamos nosso estudo identificando esse trecho do sermão profético porque ele responde à primeira questão levantada pelos apóstolos:

- Dize-nos quando sucederão estas coisas...? (Mt 24:3)

Lembramos que “estas coisas” refere-se à tomada de Jerusalém e a destruição do templo, como fica evidente no contexto anterior à pergunta (Mt 23:37 até 24:2).

O que passaremos a estudar a partir desta aula diz respeito à resposta do Senhor para a segunda pergunta:

- ...e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século?

Comparando os evangelhos sinóticos

Para que melhor possamos analisar a resposta do Senhor é necessário que comparemos o seu discurso escatológico nos três evangelhos onde eles aparecem, que são Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21:5-36 e também o trecho de Lucas 17:22-37. Fazer isso é fundamental, pois um evangelho complementa o outro. Por exemplo, há informações importantes em Lucas que são omitidos nos outros dois evangelhos, assim como há detalhes que são exclusivos de Mateus. Somente quando colocamos os sinóticos[6] lado a lado é que podemos perceber essas lacunas e onde é que um evangelho preenche o vazio deixado por outro, ou explica melhor o que o outro quis dizer. Exemplo:

Gráfico de Exemplo

Analisando o quadro acima, percebemos em Mateus alguns detalhes que são omitidos em Marcos: de que o “abominável da desolação” é aquele do qual “falou o profeta Daniel” e de que o “lugar santo” é a explicação de “onde não deve estar”. Em Lucas temos a interpretação histórica de tudo isso: “Jerusalém sitiada de exércitos” e a proximidade da “sua devastação”.

O esquema completo

Vejamos agora um esquema completo do sermão profético de Jesus, com as referências e títulos que nomeiam cada quadro a fim de facilitar a identificação:

Esquema do Sermão Profético

Esse quadro nos possibilita uma visão geral do sermão profético e será muito útil em todo nosso estudo. No entanto, o esquema não segue uma ordem rigorosamente cronológica. Isso decorre porque no discurso do Senhor há momentos em que surgem frases tais como “antes disso”, ou “é necessário que primeiro” demonstrando que seu sermão profético contém idas e vindas no tempo, como era costume nos discursos escatológicos.

Percepções

Mesmo se olharmos superficialmente, notaremos que o conteúdo de Marcos é mais reduzido, enquanto que o de Lucas aparenta ser mais completo. Com exceção para somente um trecho, tudo que há em Marcos ocorre também nos outros dois evangelhos sinóticos. Isso corrobora a tese de que Mateus e Lucas foram escritos posteriormente e de que teriam se baseado em Marcos para compor seus relatos da vida e ensinamentos do Senhor. De fato, Lucas inicia seu evangelho declarando que antes de começar a escrevê-lo ele havia feito uma “acurada investigação de tudo” (Lc 1:3) o que resultou numa versão mais detalhada em diversos pontos. Isso não significa, no entanto, que devemos desprezar Mateus e Marcos, pois ocorre também o contrário, ou seja, há detalhes contados por eles que não aparecem na versão de Lucas.

Conclusão

O sermão profético do Senhor pode ser mais bem estudado quando visto em paralelo nos evangelhos sinóticos. O relato de um evangelho complementa o relato que há nos outros. Nosso esquema escatológico foi montado com o propósito de nos dar essa visão geral, o que facilitará muito nosso estudo. Você deve ter notado que um dos quadros do esquema já foi analisado na aula anterior. Trata-se daquele que está intitulado como “A grande tribulação da Judéia”. Começamos nosso estudo analisando esse trecho do sermão por considerarmos que ele já se cumpriu. Mas não foi apenas isso que já ocorreu. Há outras previsões que também já se cumpriram e algumas que continuam acontecendo em nossos dias. Veremos isso em detalhes a partir de nossa próxima aula, que continuará sendo muito interessante.

Suplemento

[6] Sinóticos: Termo que, na teologia, diz respeito aos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, os quais seguem uma sinopse, ou seja, a mesma ordem dos acontecimentos. Isso possibilita que sejam lidos em paralelo.

Lições
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9