Vocês acreditam na predestinação?
As Escrituras claramente nos ensinam sobre a predestinação divina, bem como sobre a eleição. No entanto, não podemos nos esquecer de que somos eleitos “segundo a presciência de Deus Pai”, significando que Ele predestinou “aos que de antemão conheceu”. Confira Romanos 8:29 e compare com 1 Pedro 1:2.

Sendo assim, tanto a predestinação quanto a eleição só existem porque Deus tem o atributo da presciência, ou seja, de conhecer de antemão o final de cada história.

O Senhor nos ensinou que “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mateus 10:22). Sendo assim, os eleitos e predestinados são aqueles que perseveram na fé em Cristo até o fim de suas vidas na terra. Enquanto estivermos firmes no caminho, que é Cristo, estamos predestinados à salvação, pois o fim deste caminho é a vida eterna. Se alguém, no entanto, se desviar do Caminho, não resta esperança de salvação para tal pessoa, pois o seu destino será outro.

Portanto, do ponto de vista de Deus, que já conhece o fim de todas as coisas, em Cristo já somos eleitos e predestinados à salvação; mas, do ponto de vista humano, que não conhece o amanhã, precisamos perseverar todos os dias, combatendo o bom combate da fé até que nossa carreira se complete e venhamos receber a coroa da vida.