Nossa história

Organizada oficialmente em 07 de Outubro de 2001, a Igreja Bíblica Cristã nasceu como resposta de Deus ao clamor de irmãos que sonhavam continuar unidos em Cristo Jesus. A maioria desses primeiros membros já cultuavam juntos desde 1998, numa congregação da Igreja de Nova Vida, cuja liderança, por motivos particulares, optou por não renovar o contrato de aluguel daquele imóvel.¹ Decididos a permanecerem juntos, esses irmãos passaram a buscar em Deus uma direção do que fazer, especialmente porque havia doze novos irmãos para serem batizados. Como resposta, o Senhor lhes orientou que procurassem pelo último pastor que lhes apascentara, o qual também estava sem igreja e orava acerca dessa situação.² Foi assim que, após algumas reuniões de oração com esse pastor, e confirmações inequívocas da parte de Deus, organizou-se nosso ministério, que começou com o batismo daqueles irmãos.

O nome de nossa denominação, Igreja Bíblica Cristã, surgiu do propósito de sermos fiéis ao modelo bíblico de Igreja e de perseverarmos em Cristo como único fundamento de nossa fé e prática.

Essa proposta, de sermos uma igreja bíblica e centrada em Cristo, logo se revelou crucial neste novo século, onde modismos e escândalos têm constantemente assolado a igreja evangélica brasileira. Temos conseguido nos manter isentos disso através da oração e exposição constante dos ensinamentos de Cristo, tanto por meio de pregações, quanto de estudos bíblicos, esclarecendo a todos acerca do verdadeiro evangelho.

Neste crescente processo de amadurecimento, deixamos de nos parecer com a denominação da qual fomos um ramo e passamos a assumir nossa própria identidade. A partir do ano de 2008 iniciamos uma profunda reforma doutrinária, onde almejamos viver cada vez mais o evangelho em sua pureza e simplicidade, buscando nos libertar ao máximo de todo tradicionalismo religioso que faça oposição ao que Jesus nos ensinou. Sendo assim, nossa prioridade não é mais edificar templos, ou tornar conhecida nossa denominação, mas sim edificar vidas em Cristo Jesus e tornar conhecido seu evangelho.

O fato de sermos bíblicos não significa que sejamos antiquados. Muito pelo contrário, temos aproveitado ao máximo todos os recursos tecnológicos disponíveis, a fim de facilitar a proclamação e o entendimento do evangelho. Nossa igreja, por exemplo, foi uma das primeiras em nosso Estado a ter um site na internet, a gravar pregações e a usar projetor multimídia. Declaramos isso apenas como exemplo e para glorificar somente a Deus.

Consideramos importante salientar que não desprezamos outras denominações cristãs, como se fôssemos melhores do que elas. Temos mantido uma comunhão fraternal com quase todas as igrejas evangélicas, convidando-as para participar de algumas de nossas atividades. Nossos pastores têm pregado nas mais diversas denominações, tais como: Batista, Metodista, Presbiteriana, Nova Vida, além de diversas outras igrejas evangélicas independentes. Entendemos que, como irmãos em Cristo, somos todos componentes do mesmo reino de Deus, o qual se expande em toda terra.

Somos muito gratos a Deus pelo seu propósito para com a existência da Igreja Bíblica Cristã – uma comunidade onde se almeja viver com simplicidade e amor, entregando-se ao poder transformador do Espírito Santo, a fim de nos parecermos cada dia mais com Jesus.

Que Deus abençoe a todos que fizeram, fazem e farão parte da nossa história. E, mais do que sermos abençoados, que sejamos sempre uma bênção, para a glória de Deus.

Notas

[1] A referida Igreja de Nova Vida era independente, isto é, não estava ligada aos dois principais ramos da denominação que havia na época.
[2] Este primeiro pastor chama-se Alan Capriles. Ele ainda compõe o corpo de pastores em nossa sede em São Gonçalo.