Se você se identifica com o nosso ministério, não fazendo parte de qualquer denominação evangélica, mas compreende a importância de congregar e fazer parte de uma igreja bíblica, pedimos que leia e ore a respeito do que oferecemos a seguir.

ESCLARECIMENTO: Não queremos denegrir qualquer igreja ou promover nossa própria denominação. Também não temos qualquer fim lucrativo com esta iniciativa e não cremos que Deus precise de templos feitos por mãos de homens, pois sabemos que a igreja somos nós, convertidos a Cristo, e não o lugar onde nos reunimos. Nosso objetivo é apenas orientarmos biblicamente irmãos que não estão encontrando uma boa igreja em sua cidade, mas que desejam congregar, independente do local e de ter ou não uma placa de denominação.

Apresentação

Antes de tudo, uma breve nota pessoal se faz necessária, pois ajudará muito na compreensão do motivo de darmos apoio aos irmãos que estão sem igreja. Tentarei ser o mais objetivo possível.

Meu nome é Alan Capriles e pastoreio na Igreja Bíblica Cristã desde a sua formação, em Outubro de 2001. No princípio, nosso ministério não era muito diferente da maioria das igrejas evangélicas da época; mas, na medida em que estas começaram a mudar, inserindo em seus cultos práticas estranhas e até contrárias à Palavra de Deus, tivemos que tomar uma decisão.

O divisor de águas foi o ano de 2008, quando passei a fazer uma releitura do Novo Testamento, a fim de examinar se nossa igreja estava de acordo com a doutrina de Cristo e dos apóstolos. Realizei na época algumas reuniões com os pastores auxiliares, Robson Gazeta e Alessandro Salles, a fim de lhes expor a minha preocupação com os rumos que a igreja evangélica estava tomando. Graças a Deus, fomos unânimes em concordar que não deveríamos imitar igrejas, mas nos mantermos fiéis à Palavra. Foi a partir de então que começamos a nos espelhar mais e mais no modelo bíblico de igreja e não no modelo evangélico moderno.

Decidimos que, por mais que outras igrejas passassem a adotar novidades teológicas, nos manteríamos na pureza e simplicidade que há em Cristo. Porém, nosso posicionamento não deve ser confundido com alguém decidir ser antiquado, rejeitando a tecnologia, pois não é disso que estamos falando. Nossa reforma foi doutrinária, no sentido de não acrescentarmos e nem omitirmos nada da pregação e ensino da Palavra de Deus.

Acreditamos que a tecnologia deve ser usada como ferramenta para a expansão do reino de Deus. Todas as nossas mensagens, por exemplo, já eram gravadas em áudio desde 2006, sendo compartilhadas em nosso site na internet, que já existia desde 2004. Mas foi somente quando passamos a filmar e publicar no YouTube nossas pregações, a partir de 2016, que passamos a nos tornar mais conhecidos.

Desde então, tem sido cada vez maior o número irmãos em Cristo que entram em contato comigo para fazerem a seguinte pergunta:

- Existe uma Igreja Bíblica Cristã em minha cidade?

Quase sempre a resposta é não, pois até o momento são poucas as cidades brasileiras onde se formaram congregações unidas ao nosso ministério. Sendo assim, não é raro que após a minha negativa eu receba uma das perguntas a seguir:

- O irmão poderia me indicar uma boa igreja para congregar?

Ou...

- É possível me unir a esse ministério, mesmo à distância?

Indicar uma boa igreja é algo que na maioria das vezes não posso fazer, pois eu precisaria primeiro conhecê-la pessoalmente. Se tal pergunta ocorresse há pelo menos três décadas, eu simplesmente responderia o seguinte:

“Procure a igreja evangélica mais próxima”.

Mas, hoje em dia, já não é tão simples assim. Minha resposta, portanto, precisa ser:

“Procure uma igreja mais próxima do evangelho”.

Sinto-me obrigado a dizer isso, pois desde o fim do século passado muita coisa mudou para pior no meio evangélico. A comprovação disso são dezenas de mensagens que tem chegado semanalmente, de irmãos de todas as partes do Brasil, que dizem não estar mais encontrando uma boa igreja para congregar.

Simplesmente não tínhamos como ignorar o apelo de tantos irmãos...

Por isso, após muita oração e confirmações do Senhor, elaboramos um meio para que irmãos de todas as partes possam voltar a congregar, unindo-se ao nosso ministério, se assim o desejarem.

Mas, antes de tudo, certifique-se de que não há uma Igreja Bíblica Cristã em sua cidade. Se houver, isso é muito bom! Recomendamos que entre em contato com o pastor responsável da sua localidade para que possa se unir a essa congregação.





Imaginamos que você já nos conheça um pouco por meio dos vídeos que estão em nossos canais no YouTube. Sendo assim, partiremos dessa premissa, sugerindo alguns passos que visam evitarmos qualquer mal entendido.



Não havendo uma igreja próxima de sua casa, pedimos que leia com atenção todo o texto da página Nossa Proposta e verifique se realmente há uma identificação conosco.




Mesmo que você já esteja familiarizado com as nossas pregações, é importante certificar-se de que concorda com os pontos da nossa confissão de fé, a qual é completamente fundamenta na Palavra de Deus. Seguimos o princípio de que Escritura com a Escritura se interpreta, de modo que nossa regra de fé e prática não se baseia em tradições humanas, mas resulta do que a própria Bíblia Sagrada nos revela quando confrontamos os textos relativos ao que devemos crer e praticar.




Também é muito importante que você conheça as respostas que damos para as perguntas frequentes. Confira, principalmente, o que respondemos em relação a pontos polêmicos, tais como a questão do dízimo, a guarda do sábado, o batismo, a ceia do Senhor, os dons do Espírito, etc.




O quarto e último passo é você querer se reunir semanalmente com outros irmãos em Cristo que morem próximos a você e que também estejam dispostos a se unir ao nosso ministério. Essas reuniões podem ocorrer nos lares, ou em qualquer espaço adequado para essa finalidade. Daremos todo o suporte para que essas reuniões sejam edificantes em Cristo. Se este é o seu desejo, pedimos que primeiramente você ore a respeito disso. Caso o Senhor lhe dê paz ao coração para se unir ao nosso ministério, pedimos que entre em contato conosco pelo seguinte e-mail, que é exclusivo para essa finalidade:

querocongregar@igrejabiblicacrista.org

Ao nos escrever, pedimos que diga seu nome, cidade e bairro onde mora. Conte-nos também um pouco da sua história, explicando porque deseja se unir ao nosso ministério.

Aguardamos por seu contato!